Aerogel


O Aerogel ou popularmente "fumaça congelada", é um dos materiais mais leves e de menor densidade e de extrema resistência que existe na Terra. Olhando pela foto esse material parece algo impossível de existir, parece alguma montagem ou uma imagem manipulada, mas este incrível material foi descoberto em 1931 por Steven Kistler na tentativa de substituir a parte líquida por gás de forma a não alterar as suas dimensões.

A ideia da fabricação desse gel consiste em substituir a parte líquida de um gel por gás em um processo conhecido como secagem supercrítica, ele tem uma característica curiosa em absorver umidade em uma quantidade e velocidade espantosa, mas depois dessa absorção o material se destrói, mas com devidos tratamentos isso pode ser revertido de modo a expulsar esse liquido depois da absorção, veja:



O fato do aerogel ser composto por maior parte de gás, e como sabemos os gases têm baixa condutividade térmica, esse material é também um ótimo isolante térmico, ele consegue inibir praticamente 100% a condução de calor por condução, convecção e radiação. A fotografia abaixo mostra um "pedaço" de aerogel protegendo a caixa de fósforos.

                                                                                     Fonte: NASA Stardust Website




O aerogel é de alta resistência, suportando até 4 mil vezes seu peso, para ter ideia 2 gramas de aerogel são capazes de aguentar um tijolo de 2,5 kg.

                                                                                Fonte: NASA Stardust Website




SOBRE ROBERTO

#RobertoNeves
Tenho 19 anos, sou amante da arte,  toco violão erudito, desenho, pintar. Escutar música é algo necessário, aprecio bons textos. Odeio drama, adoro ficção, fantasia e épicos. Gosto de livros com temática soviética. Iniciei curso de Ciências Contábeis mas era a área errado. Agora quero ingressar no curso de Design. Praticar o bem me deixa feliz, gostaria de receber o mesmo do mundo.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário